quarta-feira, janeiro 17

sangueira retrô

mais de dois anos depois de nos deleitar com o segundo e último episódio da saga de the bride/black mamba, quentin tarantino volta a nos fazer felizes. e agora em dose dupla: ele chega de braço dado com o parceiraço de priscas eras robert rodriguez (que dirigiu sin city, um drink no inferno e a impagável trilogia el mariachi-a balada do pistoleiro-era uma vez no méxico), dessa vez num taco-a-taco bonito.

grindhouse, a jóia que passaremos a cobiçar e admirar a partir de abril, na verdade não é um, mas dois filmes. cada infant (já nem tanto, é verdade...) terrible escreveu e dirigiu sua própria história de sangue e tiroteios em profusão, como lhes é peculiar. planet terror, povoado por zumbis famélicos, é o mimo de rodriguez, e death proof, que mistura assassinos de aluguel, carros e próteses de fogo, o de tarantino. kurt russell, bruce willis e fergie, a boazuda do black eyed peas, engrossam os casts do vintage must see, atualmente em fase de pós-produção.



aí vai uma provinha dos poderes tarantínicos, neste diálogo lapidar de death proof, entre as personagens de kurt russell e vanessa ferlito:
Stuntman Mike: Do I frighten you?
[Arlene nods her head]
Stuntman Mike: Is it my scar?
[shakes her head]
Arlene: It's your car.

o nome da tosqueira iluminada, grindhouse, homenageia as salas de cinema norte-americanas cuja especialidade eram as sessões duplas ou triplas de filmes baratos, embuchados de sexo a valer, violência e bizarria. surgidas na metade do século passado, elas tiveram fôlego até a década de 90, quando desapareceram por completo, virando fetiche de uma geração de cinéfilos e fonte de inspiração explícita dos próprios tarantino e rodriguez.

por conta disso, a montagem da película promete surpresas: entre planet terror e death proof os espectadores assistirão a trailerzinhos de filmes fake (um deles estrelado por nicholas cage, que encarnará um assustador sujeito chamado dr. fu manchu) dirigidos por maníacos como eli roth, de o albergue; rob zombie, ex-metaleiro esquisitão que tem no currículo de cineasta delicadezas como house of 1000 corpses e the devil's rejects; e edgar wright, pai da comédia de terror shaun of the dead. sim, vem aberração da boa por aí...

deu água na boca, weird creatures? pois aqui tem um teaser da belezura, mais outro e, aqui, o site oficial (precisa desabilitar o bloqueador de popups e ter um pouquinho de paciência até carregar o conteúdo da página). divirtam-se, malvados!

4 comentários:

Ana F disse...

Bah, água na boca total!!!! Brigada mais uma vez por dividir as quentes! Beijo e queijo.

Telejornalismo Fabico disse...

*


o tarantino perdeu a mão, pra mim.
mas tomara que esse que vem aí seja bom como os primeiros.
bizarrice tem de sobra.


*

Vini disse...

no aguardo: mas kill bill é insuperável

mimi aragón disse...

papila: bondade tua. o assunto já nem é mais tão novidade assim. de qualquer maneira, minha seleta audiência merece mimos regulares, ora pois! ;o)
sean: se o tarantino perdeu a mão, eu não sei. mas a mocinha da foto ganhou uma pernoca po-de-ro-sís-si-ma! te mete! :oO
vini: eu também acho que kill bill tá categoria master piece, sub. mas desde cães de aluguel o cara vem se superando, ainda que o sean não concorde com isso... então, prepara a rapadura e a mateira pra levar na estréia, tche! :oD