segunda-feira, outubro 9

música superior brasileira

salão de atos da reitoria da ufrgs, sexta-feira, 6 de outubro, 21h30min. foram estas as coordenadas pra um dos melhores shows dos meus 35 anos de vida. no palco, joão bosco desfila os grandes standards de seu coxudo repertório e apronta algumas surpresas (uma versão ultrajazzy de 'inútil paisagem', do tom, e a companhia do guasca yamandu costa pra tocar a malandrinha 'benzetacil').

o mineiro mais carioca da música nacional reuniu um time de bambas das partituras - os mesmos que gravaram com ele em sampa, no início do ano, os desbundantes dvd e cd 'obrigado, gente!' - e, durante mais de duas horas, generosa e sabiamente, dividiu a ribalta taco a taco com os caras.

os gênios eram o mineiro nelson faria, nas guitarras e nos violões; o paraense ney conceição, no contrabaixo e baixolão; o trio carioca marcelo martins, nos saxes e na flauta; jessé sadoc, no trompete e flugelhorn; e aldivas ayres, no trombone; mais o também carioca armando marçal (o marçalzinho, filho do grande mestre marçal e neto do antológico marçal), na percussão, e o gaúcho kiko freitas, na bateria - dois dos mais competentes 'cozinheiros' em atividade no brasil.

como sempre acontece comigo quando o troço é bom de verdade, saí de lá integralmente abostada, tonta, viajandona, anestesiada e boquiaberta com tamanho talento. o do joão, desnecessário comentar. mas a banda, ah, a banda... os sujeitos são tão geniais, definem um paradigma tão sublime pra música, que o público chegou a aplaudir furiosamente o desempenho DURANTE cada execução! coisa de gente mal-educada, eu rosnaria noutras circunstâncias, mas até que deu pra perdoar a turba, diante daquela massa sonora de deslumbrar surdo...

em meio a tanta merda que a gente vê acontecer por aqui, é nessas horas que eu sinto um orgulho danado de ter nascido brasileira!

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá, Mimi.

Sou mineiro, assisti ao show do João no Palácio das Artes em BH e fiquei também maravilhado com a banda. Falar do João nem tem mais graça. Seu post foi ótimo.

Paulo Reis.

mimi aragón disse...

feras, né, paulo? fe-ras!
depois me manda o link pro teu blog. tentei acessar por aqui, mas não consegui.
e volta sempre, viu?
abração.