terça-feira, janeiro 2

belzebu rulez

começou. sim, o novo ano, e também o !#*$!&*"#! calorão. pra mim, mocinha glacial, é o pior período das 52 semanas vindouras. sofro feito urso polar na áfrica central, iceberg no equador, pingüim no oriente médio. nem a sorridente capital ora aliviada das multidões habituais compensa os martírios do sufocamento, do mal-estar, do suor em profusão e da modorra interminável.

é voz corrente entre a gauchada heróica que é obrigada a penar aqui durante o bafo anual a máxima 'não fosse o calor, porto alegre seria o melhor lugar do mundo no verão'. eu mesma sempre sacava desta obviedade naquelas conversas moles com taxistas, vizinhos e o dono da venda mais próxima, até acordar pro fato de que a cidade só fica deserta em janeiro e fevereiro porque é insuportavelmente quente viver no paralelo 30 no auge da caloreba. ou seja, pra minha infelicidade, porto alegre sem filas e com espaço de sobra a, no máximo, 20º é um sonho irrealizável. inda mais nesses tempos de superaquecimento global.

há cousa de quatro dias nosso ardente condomínio urbano acena com as mais altas temperaturas máximas do país. é, sim, porto alegre, a capital do que um dia foi o estado mais frio do brasil, aquele mesmo das românticas quatro estações bem definidas, a porção territorial fincada inteiramente na chamada zona de clima subtropical, com verões amenos e invernos bem pronunciados. ironicamente, temos vivido num inferno comparável ao enfrentado o ano inteiro pelos bravos e resistentes teresinenses.

seria o prólogo do apocalipse? se for, parece que quem vai comandar o espetáculo não chegará do céu: o mestre de cerimônias será o próprio tinhoso, sulfuroso senhor supremo da canícula. pués vade retro, bicho escaldante e fedorento, que eu tô é querendo de volta a elegância das temperaturas abaixo de 15º!

7 comentários:

Marcia disse...

estado de derretimento. me botem no freezer, por favor.

Telejornalismo Fabico disse...

*


ouvi dizer que o capeta tá me santa catarina, em jurerê internacional.
disse que o inferno tá bem adiminstrado aqui pelo pessoal do sul.

mas só saiu depois que a tia yeda assumiu.


*

Ana F disse...

Chamo Santa Cruz de antecâmara do inferno!!!! Por vários motivos, não só pelo calor, vale lembrar!!!!

mimi aragón disse...

marcia: se tu achar uma câmara fria bem espaçosa, com vista pra lagoa dos patos (sempre as penas...), grita que eu te acompanho e ainda levo o sorvete e a mineral.
sean: isso quer dizer que teremos um verão de quatro anos??? ufffffff!
papila: não tenho coragem de imaginar quais seriam os vários motivos...

Ana F disse...

hahahahahaha eu te conto, prometo!!! Mas tem que ser cara-a-cara. Talvez nesta Porto derretida, afinal, está mais do que na hora daquele nosso encontro! Que tals? Beijinhos.

mimi aragón disse...

papila: venha djá passar essa temporadinha in the hell!

Anônimo disse...

Concordo infernalmente com tudo. Meu plano de longo prazo é me mudar para Oslo ou alguma outra região setentrionalmente nórdica.