sexta-feira, maio 30

o bin laden, o padre adelir e a madeleine

- mocozeiem os mísseis, ibooks e cup noodles, galera! e dá-lhe flecha nesse teco-teco de merda! é melhor eles pensarem que a gente é índio e vive isolado.

quinta-feira, maio 29

duvido que alguém pare de fumar só por conta de imagens assim

mas ao menos elas esfregam nas nossas fuças a baita merda que é o cigarro. e, afinal, qualquer medida antitabaco, por inócua, ingênua e insuficiente que seja, é sempre bem-vinda.

a propósito, eu deixei de queimar dinheiro e foder minha saúde, e a dos que estão por perto, há exatos cinco anos. sem maiores sacrifícios, embora pitasse como gente grande desde a adolescência. devo ser exceção, mas consegui. e vi fumantes bem mais renitentes que eu também se libertarem do vício brabo.

creiam-me: há (muita) vida depois da última tragada. e ela é melhor - incomparavelmente melhor e mais duradoura - que a de quem ainda é escravo do cigarro.

sociofóbica e meditabunda

you are the hermit

prudence, caution, deliberation.

the hermit points to all things hidden, such as knowledge and inspiration, hidden enemies. the illumination is from within, and retirement from participation in current events.

the hermit is a card of introspection, analysis and, well, virginity. you do not desire to socialize; the card indicates, instead, a desire for peace and solitude. you prefer to take the time to think, organize, ruminate, take stock. there may be feelings of frustration and discontent but these feelings eventually lead to enlightenment, illumination, clarity.

the hermit represents a wise, inspirational person, friend, teacher, therapist. this a person who can shine a light on things that were previously mysterious and confusing.

what tarot card are you?
take the test to find out.

zebra do frio

concorrendo com gente como caetano veloso, djavan, luiz melodia e paulinho da viola, o vitor arrebatou o prêmio tim de melhor cantor pelo voto popular?

fantastique!

agora, te aprochega, vivente: a gauchada congestionou o sistema de votação, néhein? inda mais considerando que a bombada e abominável arerê levou o mesmo caneco na versão mulherzinha.

sirvam nossas façanhas de modelo a toda votação.

terça-feira, maio 27

canções pra passar frio num descornamento só


parceria do arthur com o marcelo, gravada no primeiro álbum do marcelo, de 2000.

cousa marlinda, de gênio. mas dói: tenham cautela.

domingo, maio 25

canta pra eles desabarem, angenor!


o mundo é um moinho

ainda é cedo amor
mal começaste a conhecer a vida
já anuncias a hora da partida
sem saber mesmo o rumo que irás tomar

preste atenção querida
embora saiba que estás resolvida
em cada esquina cai um pouco a tua vida
em pouco tempo não serás mais o que és

ouça-me bem amor
preste atenção, o mundo é um moinho
vai triturar teus sonhos tão mesquinhos
vai reduzir as ilusões a pó

preste atenção querida
de cada amor tu herdarás só o cinismo
quando notares estás à beira do abismo
abismo que cavaste com teus pés


dedico este biscoito fino do cancioneiro nacional àquela turminha do saci, o mito perneta que usa vermelho e se acha o tal.

sim, senhores, eis o moinho! nada como uma empolgante seqüência de fragorosas derrotas pra estraçalhar a risível soberba que emana do aterro.

o fim começou: o leão jantou, o porco chafurdou nas sobras e o urubu deu cabo da carniça. virou poeira, a macacada. e assim será, como jamais deveria haver deixado de ser.

(perdão, cartola! eles agora entregaram a rapadura pro teu arqui-rival. mas não há de tardar a hora em que igualmente afrouxarão diante de nossos gloriosos escretes tricolores!).

sábado, maio 24

that's why i'm happy whistling


em condições normais, eu tranqüilamente não suportaria a hypada mallu magalhães (leia-a, por daniela arrais). tanto quanto não aturo johnny cash, bob dylan et assemelhados - e não me aperta que não vou confessar aqui de novo que eu também faço bleargh! pros bítols... ops.

enfim, como tenho me surpreendido amiúde com as cousas de que me tornei capaz ao longo do tempo, ouso dizer que são inegáveis os encantos da guria. e sequer cogito refutar tanto talento. ou o prezado acha mesmo que fazer com que folk et derivados não nos matem de tédio é obra de gente rala?

já virou trilha de comercial da (te esconjuro!) vivo, tudo indica que vai gastar de tanto tocar por aí, dar as caras direto na programação da campeã de audiência, quem sabe até virar tema de personagem bocó de folhetim, essas melecas todas. mas tomara que resista à superexposição pra virar gênio um dia. tomara!

pois que existem outras poderosas razões para que eu estime o bem da pequena fã de oiticica e warhol. há minutos, por exemplo, descobri que ela nasceu num 29 de agosto. e que faço eu neste dia, todo santo ano? rigorosamente o que é de praxe cumprir no dia anterior àquele em que se soma mais 8 mil 760 horas à existência: qualquer cousa, sei lá, o que pintar. agora entendi por que o pequeno prodígio parece so weird, so strange, but so lovely. ah, os virginianos...

sexta-feira, maio 23

de pais e esquecimentos

a stella mantém este blog pra não se esquecer do pai, que morreu quando ela era adolescente.

um dia, quando eu for grande, vou fazer um blog pra descobrir por que um pai se esquece das filhas desde que elas eram crianças.

que me perdoem os que desconhecem essa história: não vou contá-la aqui - pelo menos por ora.

é que hay momentos em que o esquecimento pesa muito mais do que deveria.

quinta-feira, maio 22

rumo ao bi

e o flu e o manchester, hein? dois dos maiores heróis gremistas mais uma vez mostraram que, na hora do vamovê, o sangue azul faz toda a diferença.

a imagem do renato depois do jogo, sentadão no gramado do maracanã, talvez meio incrédulo com a vitória sobre o são paulo, mas certamente relembrando suas façanhas como cracaço do imortal, em 1983, é comovente.

já a felicidade do anderson na conquista da copa dos campeões - ainda que a cor do uniforme dê um certo nojinho - é irmã daquela que ele viveu como gênio da mítica batalha dos aflitos.

se der flu e manchester na final do japão, a nação tricolor vai poder se sentir um bocadinho bicampeã, e antecipar um tanto da glória de papar mais um mundial.

porque todo gremista apaixonado não duvida de que faturar o bi planetário é só questão de tempo. e não vai demorar quase cem anos pra rolar, como aconteceu com outros pelaí.

pílulas paulistanas

• que crise na aviação civil, que barrinha de cereal o quê! o serviço de bordo da varig tá mesmo supimpa: comida quentinha e saborosa na ida e na volta. teve até feijão tropeiro e ambrosia doiradinha. e também poltronas confortáveis na econômica e vôos pontuais. nada como a bonança pós-tempestade. o alegado prejuízo da mãezona gol com a ex-gaúcha modelo tá fazendo a alegria dos viajantes.

• considerando que muderrrno que se preze gosta mesmo é de quinquilharia, não é à toa que a feira da benedito calixto bomba todo sábado. entre mil outras maravilhas, a banca de brinquedos dantanho deixa indócil qualquer criança de 36 anos. e o almoço no consulado mineiro enche olhos e buchos garbosamente.

• minha amável anfitriã mora há mais de uma década na maior cidade da américa do sul. mas, incompreensivelmente, não foi capaz de achar o ccbb pra gente se esbaldar na estréia local da mais recente montagem da sutil, não sobre o amor. paciência e plano b: terminamos no municipal, na platéia de o castelo do barba-azul, que, a exemplo da peça perdida, tem direção (cênica) do felipe hirsch e cenografia da daniela thomas. pra mim, 100% ignorante no quesito ópera, um desbunde o olhar contemporâneo do felipe sobre o drama daquela bobinha da judith.

• segunda-feira, com a pinacoteca fechada, só me restou bater perna na josé paulino, donde recolhi mimosos suéteres de cashmere a ridículas 20 realetas. mais tarde, a indefectível passada no marukai, lá na liberdade, pra atrolhar a mochila com suvenires orientais, balas de coca-cola e salgadinhos de ervilha com wasabi. delícia de consumo.

• na terça, programa lúgubre-histórico, bem ao gosto desta escriba, parada nas cousas do dark side. queria ir ao cemitério do morumby, onde dorme ad eternum minha musíssima elis regina carvalho costa. como descobri que, mesmo estando na zona sul, era uma mão chegar até lá - e que o troço dá pinta de jardim da paz - me contentei em garimpar tumbas célebres na necrópole da consolação. dizem por aí que não se deve fazer o programa sem a ajuda de um bom guia, porque é difícil localizar sozinha as sepulturas. mais: na administração me informaram que não dava pra fotografar os monumentos sem autorização da prefa - que, segundo o funcionário, demoraria bem uma semana pra ser concedida. arram, tá bom. de cara, topei com a casa do velho monteiro lobato. depois, achei as de mário e oswald de andrade, mais a escultura do brecheret no túmulo da mecenas olívia guedes penteado. e me surpreendi com a singeleza das instalações post mortem da marquesa de santos: perto da mansão onde repousam os matarazzo, a domitila é favelada, coitada. se eu fiz fotos? morro, meu filho, mas não conto.

• em uma passeadinha pelo mercadão, peguei a estréia do pastel de camarão no hocca e fui seduzida pela simpatia do seu brás, da banca de frutas dragone (vai lá: rua K, box 23). experimentei gordas cerejas e me lambuzei todinha com uma sabrosura andina chamada cherimoya, "a mais deliciosa fruta conhecida pelo homem". meio fruta-do-conde, meio jaca (que, por sinal, abomino), o troço é cremoso e tão doce que lembra leite condensado. seu brás, louco pra cativar a cliente bissexta, me vendeu duas pela metade do preço. pechincha inesquecível.

• o melhor? ah, o melhor foi o pior. eu e daniela, ensonadas, engolindo o café-da-manhã em casa, quando chega branca, a faxineira desconcertante.

antes que houvesse tempo para qualquer apresentação, a secretária do lar aponta pra minha fuça, olha pra patroa e, impiedosa, me desmonta:

- é sua mãe, daniela?

a pergunta foi tão sem-noção que eu e minha filha emudecemos, chocadíssimas. porque ela tem dois anos a menos que eu, mas como é manda-chuva de um dos hotéis paulistanos pertencentes a uma puta rede internacional, tem shape e figurino de senhora respeitável. o que faria alguém normal suspeitar que ela é mais velha que moi.

e ainda precisei tolerar a sacanagem da minha amigona, que na noite anterior tinha inaugurado um novo tratamento anti-idade:

- quer comprar meu kit shiseido, mimi? eu já usei um pouquinho, mas tu viu como funciona, querida?

maldita branca. eu ainda acabo com ela.

quarta-feira, maio 21

oiça right now!

sonantes.

stop play moon.

não tem de quê.

domingo, maio 18

eles estão fora

terça-feira, maio 6

e porque fuligem pouca é bobagem...

segura que vou ali respirar um nico de chumbo e já volto.

sasquatch

- mas por que esses sneakers tão grandes, wandão?
- pra poguear melhor, bobinha.